Qual é o correto? "Expresso" ou "Espresso"?

Embora comumente encontrada em diversos textos em Português, a palavra "espresso" grafada com "s" não existe na nossa língua - ela nada mais é que a grafia em Italiano para expresso.

A palavra "expresso", por sua vez, é originária do latim "expressus", particípio passado de exprimere, que significa "comprimir, espremer, apertar com força".

Em português, esse verbo latino originou exprimir, espremer e, por extensão de sua forma nominal, expressar...

Então, fica a dúvida sobre a forma correta de escrever: café expresso ou espresso? Expresso significa rápido e um café "espresso" (espremido em português), é feito sob pressão.

Espresso deve ser aceito, segundo especialistas, porque o vocabulário Português corrente admite palavras estrangeiras, como shopping (do Inglês). E está errado dizer expresso? Não, porque de fato o café espremido (ou espresso) na máquina fica pronto entre 15 e 20 segundos, rapidamente e, portanto, expresso.

Pedir um café na Itália (un "espresso" ou un "corto"), assim como em vários países da Europa, é entendido como pedir um "caffè".

Esse mesmo conceito originou o nome da nossa empresa: PRESTO CAFFÈ, como trabalhamos no mercado de maquinas automáticas que produzem as bebidas "rapidamente" conforme a demanda do cliente; então o nosso negocio é oferecer o café "prontamente", com o uso dos nossos equipamentos.

Portanto, nossa empresa trabalha com locação, gestão, venda de máquinas para café e bebidas quentes, bem como os vários insumos relacionados a esses equipamentos.

Estamos a disposição para entender a sua necessidade e orientá-lo a fazer o melhor negocio.

 

 

Presto Caffe Contato Insumos Máquinas Empresa Home